Consultoria Marcos Bellizia

Como fui trabalhar com consultoria:

Iniciei a minha carreira como empreendedor. Montei uma fonte de água mineral porque o dono da Schincariol, Nelson Schincariol, hoje falecido, foi em uma propriedade que o meu pai tinha acabado de comprar e ofereceu um alto valor, por uma antiga fonte de água mineral que lá existia e que estava sem operação. Aquela proposta chamou atenção e o meu irmão que estava finalizando a FGV e eu que estava no exército no CPOR, logo após ter jogado o Panamericano de polo aquático, começamos a explorar esta fonte. Naquele tempo não existia a palavra start up, mas isso foi uma start up de um indústria de água mineral.

O negócio, cresceu, levei dois anos para assinar um contrato com a antiga Brahma, foi necessário muita persistência e resiliência, palavras que eu nem conhecia na época e que hoje são tão faladas. Foi até por ai que me ajudou no futuro para trabalhar com a Ambev e na Nestlé Waters.

Trabalhamos mais de 10 anos com a fonte de água mineral Santa Eliza quando tivemos uma boa oferta de arrendamento e saímos do negócio. A minha família deu um prêmio para cada um. Meu irmão investiu em uma fazenda no Norte do país e eu peguei a minha parte e fui fazer MBA na Boston University e no Japão, pois era um sonho que tinha na minha vida em estudar em uma universidade fora do Brasil. Tive uma oferta de bolsa de estudos quando era goleiro de polo aquático para estudar na UCLA, na California, mas acabei não indo, pois era muito novo com 17 anos. Lembrando que era uma época em que eu não conhecia ninguém que tinha feito faculdade com bolsa nos USA nesta idade. Mas isso é uma outra história.

Tive uma carreira executiva por Ambev, Nestlé Waters, ConaAgra Foods, e Bel Fromagerie. Após ser diretor geral desta última empresa comecei a receber convites para consultorias para reestruturar empresas de bebidas e alimentos que conheci durante a minha carreira. De empresas de alimentos, passei por frigoríficos, empresas de tecnologia, varejo e outras e acabei até por um ano, durante a pandemia, fazendo uma consultoria para a empresa americana de consultoria Alvarez & Marsal. Mas a minha especialidade sempre foi mais Taylor made consultoria em aumento de vendas e eficácia operacional e corte de custos.

Acredito que estas características principais vieram de empresas que têm a filosofia de trabalhar como se você fosse o dono da empresa, cuidar do custo como se fosse o custo da sua casa, e focar em aumentar sempre as alianças estratégicas para aumentar sempre os seus negócios. Acredito que por fazer parte do Conselho da Boston University, por ter participado de diversos grupos de MBAs tanto no Brasil quanto na Europa e USA foram necessários para ampliar o meu network global.

Acho que hoje em dia credibilidade e lealdade é até mais importante do que era no passado, pois no passado tenho a sensação de que as pessoas horavam mais o que acordavam. É importante saber com quem estamos falando não só no Brasil como internacionalmente. Capacidade técnica você pode até aprender nas melhores universidades do mundo, mas é necessário saber ligar as pontas e concluir a execução e entregar o resultado. Trabalhamos com poucos clientes de cada vez para entregar este resultado.